quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção' (Antoine de Sanit-Exupéry)

O CAMINHO


A atitude de aprender sempre é uma das maiores virtudes, pois nada ocorre por acaso. Tudo ocorre por uma razão e um fim, e isso nos é precioso.
Não há fracasso. Há somente resultados, que podem ser positivos ou negativos, afinal, a semeadura é livre e a colheita é obrigatória. O que a maioria chama de acaso, sorte ou azar é conseqüência do exercício de seu livre arbítrio.
Tudo começa no pensamento. Não se veste uma roupa sem antes esta ter sido pensada. Não se tem sucesso antes de ser sonhado, planejado, desejado, como o ar que se respira e colocado em prática através de atitudes condizentes com o resultado almejado.
O maior recurso de qualquer pessoa é ele próprio. Tudo está em você, começa em você ou por você, e se realiza pela sua perseverança. Até Jesus, ao curar os leprosos, disse: “A TUA fé te curou”.
A plena consciência de que todos podem brilhar está em lembrar que o sol brilha resplandecente, mas em sua ausência é a lâmpada que ilumina. Há momentos em que somos sol, em outros, lâmpada, ou seja, há momentos na vida que sobrepujamos nossa própria existência. Há outros em que, embora não tão fortes como a luz do sol, também somos relevantes como a fraca luz da lâmpada. O importante não é a intensidade da luz, mas a proposta de realizar sempre.
Para saber se estamos no caminho certo, basta uma pergunta: Para onde queremos ir? Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado' (Madre Teresa de Calcutá)

15 INFORMAÇÕES QUE IRÃO MELHORAR SUA VIDA


“Hoje é um dia marcante. Nele, você começará a criar uma vida mais plena. Nele, você começará a se libertar de suas limitações porque traz dentro de si ferramentas poderosas, que são seus pensamentos e suas crenças”.
Com base nessa declaração de Louise Hay, autora do livro O Poder das Afirmações Positivas, recolhi alguma expressões que, se ditas mentalmente, todos os dias, provocarão uma grande transformação – para melhor – na vida de cada um de nós.
Algumas expressões são da própria Louise Hay. Outras são do livro Um Dia de Cada Vez, do Al-Anon, associação de ajuda,ligada a Alcoólicos Anônimos.
Experimente. Não custa nada e, acredite, funciona. Vamos lá?
1. O dia é hoje.
2. Viva e deixe viver.
3. Devagar tembém é pressa.
4. Sou grato por estar vivo hoje. É uma alegria e um prazer viver outro dia maravilhoso.
5. Eu me concedo o dom de estar livre do passado e me volto com alegria para o presente.
6. Irradio sucesso e prosperidade onde quer que eu esteja.
7. Mereço o melhor e aceito o melhor agora.
8. Sei que sou capaz de criar milagres em minha vida.
9. Se estiver triste e descontente, cultivarei, deliberadamente, pensamentos felizes. Se me sentir inclinado a criticar, procurarei idéias boas e agradáveis e nelas fixarei meus pensamentos.
10. Que as fantasias do meu pensamento não me levem a antecipar problemas, uma vez que não posso saber aquilo que o futuro irá trazer.
11. Eu sou a imensa energia eletrônica que flui, que renova todas as células de minha mente e de meu corpo, já, neste exato momento.
12.Vivo num universo de abundância, amor e harmonia e agradeço por isso.
13. Ensine-me, Senhor, a respeitar o direito à dignidade e à independência de meus semelhantes, assim como desejo que eles respeitem o meu.
14. Estou descobrindo talentos que não sabia que possuía.
15. Meu potencial é ilimitado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'A felicidade não está no fim da jornada, e sim no som em que percorremos para encontrá-la' (Autor desconhecido)

O RELÓGIO


O colégio onde eu estudava, em menina, costumava encerrar o ano letivo com um espetáculo teatral. Eu adorava aquilo, porém nunca fora convidada para participar, o que me trazia uma secreta mágoa.
Quando fiz onze anos avisaram-me que, finalmente, ia ter um papel para representar. Fiquei felicíssima, mas esse estado de espírito durou pouco: escolheram uma colega minha para o desempenho principal. A mim coube uma ponta, de pouca importância.
Minha decepção foi imensa. Voltei para casa em pranto. Mamãe quis saber o que se passava e ouviu toda a minha história, entre lágrimas e soluços. Sem nada dizer ela foi buscar o bonito relógio de bolso de papai e colocou-o em minhas mãos, dizendo:
- Que é que você está vendo?
- Um relógio de ouro, com mostrador e ponteiros.
Em seguida, mamãe abriu a parte traseira do relógio e repetiu a pergunta:
- E agora, o que está vendo?
- Ora, mamãe, aí dentro parece haver centenas de rodinhas e parafusos.
Mamãe me surpreendia, pois aquilo nada tinha a ver com o motivo do meu aborrecimento. Entretanto, calmamente ela prosseguiu:
Este relógio, tão necessário ao seu pai e tão bonito, seria absolutamente inútil se nele faltasse qualquer parte, mesmo a mais insignificante das rodinhas ou o menor dos parafusos.
Nós nos entrefitamos e, no seu olhar calmo e amoroso, eu compreendi sem que ela precisasse dizer mais nada. Essa pequena lição tem me ajudado muito a ser mais feliz na vida. Aprendi, com a máquina daquele relógio, quão essenciais são mesmo os deveres mais ingratos e difíceis, que nos cabem a todos. Não importa que sejamos o mais ínfimo parafuso ou a mais ignorada rodinha, desde que o trabalho, em conjunto, seja para o bem de todos. E percebi, também, que se o esforço tiver êxito o que menos importa são os aplausos exteriores. O que vale mesmo é a paz de espírito do dever cumprido…

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Um verdadeiro amigo é aquele que entra quando o resto do mundo sai' (Walter Winchet)

Honestidade


Certa vez, um homem rico perdeu uma bolsa com quatrocentas moedas de ouro. Então, anunciou nos jornais da cidade que daria uma boa gratificação a quem achasse a bolsa. Dias depois, apareceu um pobre, muito honesto, conhecido na cidade, trazendo-lhe a bolsa com as quatrocentas moedas. O rico contou as moedas: estavam todas ali; mas, como era muito ganancioso procurou um jeito de não dar a gratificação. Então, olhou para aquele homem humilde e lhe disse:
__ Faltam cem moedas. Tu não mereces gratificação nenhuma.
O pobre homen foi expor o fato ao juiz. O juiz chamou o rico e perguntou:
__Quantas moedas havia na bolsa que voce perdeu?
__Quinhentas __ respondeu o rico.
__ E quantas ha nesta bolsa que este homem trouxe?
__ Quatrocentas, respondeu o rico. Ai o juiz disse:
__ Então essa bolsa não é a sua. Devolve a este homem e vai embora; quando aparecer o verdadeiro dono, ele a entregará.
MORAL DA HISTORIA: Devemos ter em nosso coração a humildade e reconhecer em cada um o verdadeiro valor pessoal. A ganancia somente nos leva para o abismo, por isso vamos deixar que JESUS conduza todas as nossas atitudes para assim merecermos a graça divina.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que já possuímos' (Provérbio Chinês)

A elegância do comportamento


Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.
E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-las nas pessoas que não usam um tom superior de voz.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias, e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
Educação enferruja por falta de uso.
“LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade. Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.”

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo' (Voltaire)

SAPATOS E AMIGOS


Uma senhora entrou na loja disposta a pagar qualquer preço por um sapato novo, bonito e confortável. Experimentou um, calçou outro, e nada.
Quando calçava bem, não era bonito.
Se era bonito, não era confortável.
Mesmo os modelos mais caros não agradavam,sempre faltava alguma coisa.
Após experimentar uma enorme pilha, finalmente encontrou aquele que procurava.
Macio, confortável e de modelo muito bonito.
-Achei! Quanto custa? – perguntou.
-Nada madame, esse já está pago – respondeu o vendedor – esse a senhora estava calçando quando entrou na loja. É o seu!
Estava tão novinho, macio e confortável que não parecia ser seu velho sapato. Sem saber o que dizer, constrangida, despediu-se do vendedor.
Quantas vezes, nos dispomos a pagar qualquer preço por um amigo alegre e jovial, que saiba cantar e tocar, e que esteja sempre disposto a nos acompanhar no clube, nas festas, enfim, o amigo de todos os momentos.
Nessa ansiosa procura experimentamos pilhas de desilusões e não percebemos que bem pertinho de nós está alguém que já se moldou tanto ao nosso modo de viver que parece nem existir.
Ouve, aceita, caminha conosco.
Protege os nossos passos e o tratamos com descaso, como aquele calçado que usamos todos os dias e não cuidamos sequer de sua aparência. Nada de graxa protetora, nem ao menos um paninho úmido.
No entanto, na hora da angústia, dos problemas ele não desaparece e ressurge como um anjo salvador, brotando de baixo daquela enorme pilha de falsos amigos.
A teoria diz que os melhores calçados são aqueles de maior custo, mas a prática mostra que os melhores amigos são aqueles que recebemos gratuitamente.
A verdadeira amizade, mesmo após muitos anos de uso, parece sempre nova.
Alguns pequenos arranhões são facilmente reparados com uma escova de brilho. Algumas escovadinhas e reaparece o brilho do respeito e da compreensão. Reaparece o brilho do perdão.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Não importa o qunato o vento sopre, a montanha nunca se curva diante dele' (Mullan)

FELICIDADE


As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
Ninguém jamais foi honrado pelo que recebeu. A honra é a recompensa pelo que se deu.
Mostre-me um homem que não se importa em realizar coisas pequenas e eu lhe, mostrarei um homem a que não se pode confiar grandes realizações;
Um homem não está acabado quando enfrenta uma derrota ou uma falência. Ele está acabado quando desiste, mas lembre-se que a personalidade tem o poder de abrir as portas, mas é o caráter que as mantém abertas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Não existem grandes talentos sem grande vontade' (Honoré de Balzac)

Reverência ao destino


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.
E com confiança no que diz.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende.
E é assim que perdemos pessoas especiais.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.
Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.
Fácil é dizer “oi” ou “como vai?”
Difícil é dizer “adeus”, principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas…
Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida.
Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.
Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só.
Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar, e aprender a dar valor somente a quem te ama.
Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência, acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.
Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las.
Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.
Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta ou querer entender a resposta.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Lembre-se: O que não te destrói, te fortalece

Veja o ratinho:<>

Pensamento do dia!

'As palavras são os suspiros da alma' (Pitágoras)

FAZ DE CONTA


Não respondo teus e-mails, e quando respondo sou ríspido, distante, mantenho-me alheio: FAZ DE CONTA QUE EU TE ODEIO
Te encho de palavras carinhosas, não economizo elogios, me surpreendo de tanto afeto que consigo inventar, sou uma atriz, sou do ramo: FAZ DE CONTA QUE EU TE AMO.
Estou sempre olhando pro relógio, sempre enaltecendo os planos que eu tinha e que os outros boicotaram, sempre reclamando que os outros fazem tudo errado: FAZ DE CONTA QUE EU DOU CONTA DO RECADO.
Debocho de festas e de roupas glamurosas, não entendo como é que alguém consegue dormir tarde todas as noites, convidados permanentes para baladas na área vip do inferno: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO QUERO.
Choro ao assistir o telejornal, lamento a dor dos outros e passo noites em claro tentando entender corrupções, descasos, tudo o que demonstra o quanto foi desperdiçado meu voto:FAZ DE CONTA QUE EU ME IMPORTO.
Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SOFRO.
Cito Aristóteles e Platão, aplaudo ferros retorcidos em galerias de arte, leio poesia concreta, compro telas abstratas, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme romeno: FAZ DE CONTA QUE EU ENTENDO.
Tenho todos os ingredientes para um sanduíche inesquecível, a porta da geladeira está lotada de imãs de tele-entrega, mantenho um bar razoavelmente abastecido, um pouco de sal e pimenta na despensa e o fogão tem oito anos mas parece zerinho: FAZ DE CONTA QUE EU COZINHO.
Bem-vindo à Disney, o mundo da fantasia, qual é o seu papel? Você pode ser um fantasma que atravessa paredes, ser anão ou ser gigante, um menino prodígio que decorou bem o texto, a criança ingênua que confiou na bruxa, uma sex symbol a espera do seu cowboy:FAZ DE CONTA QUE NÃO DÓI.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'A vida não é quantas vezes você respira, mas sim, quantas vezes te tiram o fôlego' (Hitch - Conselheiro amoroso)

VOCÊ SABE OU VOCÊ SENTE?


Você já reparou o quanto as pessoas falam dos outros?
Falam de tudo.
Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzices, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos.
Sobretudo falam do comportamento.
E falam porque supõem saber.
Mas não sabem.
Porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente.
Se sentissem não falariam.
Só pode falar da dor de perder um filho, um pai que já perdeu, ou a mãe já ferida por tal amputação de vida.
Dou esse exemplo extremo porque ele ilustra melhor.
As pessoas falam da reação das outras e do comportamento
delas quase sempre sem jamais terem sentido o que elas sentiram.
Mas sentir o que o outro sente não significa sentir por ele.
Isso é masoquismo.
Significa perceber o que ele sente e ser suficientemente forte para ajudá-lo exatamente pela capacidade de não se contaminar com o que o machucou.
Se nos deixarmos contaminar (fecundar?) pelo sentimento que o outro está sentindo, como teremos forças para ajudá-lo?
Só quem já foi capaz de sentir os muitos sentimentos do mundo é capaz de saber algo sobre as outras pessoas e aceitá-las, com tolerância.
Sentir os muitos sentimentos do mundo não é ser uma caixa de sofrimentos.
Isso é ser infeliz.
Sentir os muitos sentimentos do mundo é abrir-se a qualquer forma de sentimento.
É analisá-los interiormente, deixar todos os sentimentos de que somos dotados fluir sem barreiras, sem medos, os maus, os bons, os pérfidos, os sórdidos, os baixos, os elevados, os mais puros, os melhores, os santos.
Só quem deixou fluir sem barreiras, medos e defesas todos os próprios sentimentos, pode sabê-los, de senti-los no próximo.
Espere florescer a árvore do próprio sentimento.
Vivendo, aceitando as podas da realidade e se possível fecundando.
A verdade é que só sabemos o que já sentimos.
Podemos intuir, perceber, atinar; podemos até, conhecer. Mas saber jamais.
Só se sabe aquilo que já se sentiu.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Um bom bomeço é a metade' (Aristóteles)

EU TEMIA


Eu temia ficar sozinha
Até que aprendi a gostar de mim mesma.
Eu temia fracassar
Até perceber que só fracasso se desistir.
Eu temia o que as pessoas pudessem pensar de mim
Até perceber que o que conta realmente é o que eu penso de mim mesma.
Eu temia ser rejeitada
Até perceber que devo ter fé em mim mesma.
Eu temia a dor
Até perceber que o sofrimento só me ajuda a crescer.
Eu temia a verdade
Até descobrir a fealdade de uma mentira.
Eu temia a morte
Até aprender que a morte não é um fim mas um começo.
Eu temia o ódio
Até aprender que o ódio é apenas “ignorância”
Eu temia o ridículo
Até aprender a rir de mim mesma.
Eu temia ficar velha
Até compreender que ganho sabedoria a cada dia que passa.
Eu temia ser ferida nos meus sentimentos
Até aprender que ninguém consegue me ferir sem a minha permissão.
Eu temia a escuridão
Até entender a luz e a beleza de uma estrela.
Eu temia mudanças
Até perceber as mudanças por que tem de passar uma bela borboleta antes de poder voar.
Acima de tudo aprendi que não vale a pena temer nada, pois vou enfrentar cada obstáculo à medida que aparecer na minha vida, com coragem e confiança pois…
No final existirá sempre mais uma esperança…
Se vivermos a vida sem temor!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pensamento do dia!

'Pessoas gostam de pessoas que gostam de si mesmas' (Miss Simpatia 2)

EI SORRIA


Ei, Sorria…
Mas não se esconda atrás desse sorriso…
Mostre aquilo que você é, sem medo.
Existem pessoas que sonham com o seu sorriso,
assim como eu.
Viva! Tente!
A vida não passa de uma tentativa.
Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.
Não feche os olhos para a sujeira do mundo,
não ignore a fome!
Esqueça a bomba,
mas antes,faça algo para combatê-la,
mesmo que se sinta incapaz.
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distância,
e sim, uma aproximação.
Aceite! A vida, as pessoas,
faça delas a sua razão de viver.
Entenda!
Entenda as pessoas que pensam
diferente de você,
não as reprove…
Olhe a sua volta, quantos amigos…
Você já tornou alguém feliz hoje?
Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?
Ei! Não corra.
Para que tanta pressa?
Corra apenas para dentro de você.
Sonhe!
Mas não prejudique ninguém e
não transforme seu sonho em fuga.
Acredite! Espere!
Sempre haverá uma saída,
sempre brilhará uma estrela.
Chore! Lute!
Faça aquilo que gosta,
sinta o que há dentro de você.
Ouça…
Escute o que as outras pessoas têm a dizer
é importante.
Suba…
faça dos obstáculos degraus
para aquilo que você acha supremo,
Mas não esqueça daqueles que
não conseguem subir a escada da vida.
Descubra aquilo que há de bom dentro de você.