sexta-feira, 29 de junho de 2012

Você pode


Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria de ser.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.                                         
Você pode ouvir seu coração e viver apaixonadamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixar como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte ou encarar a situação como uma grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a vida lhe dá ou ficar preso a um passado que já acabou – e, portanto não há mais nada a fazer –, ou a um futuro que ainda não veio – e que, portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo das coisas que você é e possui ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua volta ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode continuar escravo da preguiça ou comprometer-se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu plano de vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender mais nada.
Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua e o importante é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar – sozinho e sempre – o peso das escolhas que fizer.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Com quem se parecem os anjos?

Com quem se parecem os anjos?
Com aquela velhinha que devolveu sua carteira outro dia?
Com aquele motorista que disse que seus olhos iluminam o mundo quando
você sorri ?
Com aquela criancinha que lhe mostrou a maravilha das coisas simples?
Com aquele homem pobre que lhe agradeceu a esmola com o olhar mais
grato possível?
Com aquele homem rico que lhe mostrou que tudo é possível se você
apenas acreditar?
Com aquele estranho que apareceu bem na hora em que você estava
perdido?
Com aquele amigo que lhe tocou o coração quando você pensava que não
tinha amigos para ajudá-lo?
Com o sorriso de bom dia dado por algum desconhecido?
Os anjos aparecem em todos os tamanhos e formas, todas as idades e
tipos de peles.
Alguns têm sardas, outros têm covinhas....
Alguns têm rugas e outros não.....
Eles aparecem disfarçados como amigos, inimigos, professores,
estudantes, amantes e tolos....
Eles não levam a vida seriamente e conseguem ser muito leves.
Eles não deixam endereços e nada pedem em retorno.
Às vezes usam chinelos, não mostram as asas.
Outras vezes pedem para lavar e passar..
Eles são difíceis de achar quando seus olhos estão fechados.
Mas estão em toda parte quando você escolher vê-los.


terça-feira, 26 de junho de 2012

EXEMPLO É TUDO


A mãe trouxe seu filho ao Mahatma Gandhi. Ela implorou:
- Por favor, Mahatma. Diga ao meu filho que ele pare de comer açúcar.
Gandhi fez uma pausa e disse:
- Traga seu filho de volta em duas semanas.
Confusa, a mulher agradeceu e disse que faria o que o Mahatma pediu.
Duas semanas mais tarde, ela retornou com seu filho.
Gandhi olhou o jovem nos olhos e disse:
- Pare de comer açúcar.
Agradecida, mas inconformada, a mulher perguntou:
- Mahatma, por que o senhor me pediu para trazê-lo em duas semanas?
O senhor poderia ter dito a ele, como fez agora, há duas semanas atrás.
Gandhi respondeu:
- Duas semanas atrás, eu estava comendo açúcar.
A melhor forma de se educar é através do exemplo.
Antes de exigir, você tem que agir.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Volte a acreditar

Tenho visto pessoas ainda jovens de várias idades, dos 18 aos 60 anos, que parecem ter desistido de lutar, desistido de acreditar, desistido, principalmente, de querer. Não deixe isso acontecer com você!
Tenho visto pessoas com seus 40-45 anos que já pensam em se aposentar, em parar, em desistir. As notícias dos jornais, os noticiários da televisão, tem levado as pessoas a achar que o mundo está acabando, que o Brasil não tem mais jeito, que o mundo é só feito de desgraças. Não deixe isso acontecer com você!
Tenho encontrado pessoas abúlicas, sem vontade, que perderam a capacidade de desejar, de querer, de enfrentar novos desafios. Pessoas que só falam em doença, em crimes, em corrupção, em desgraça. Não deixe isso acontecer com você!
É preciso voltar a acreditar, voltar a desejar o sucesso, voltar a querer ardentemente que as coisas dêem certo e agir para que elas dêem certo . É preciso voltar a enxergar o lado positivo das coisas, as pessoas que trabalham e que venceram com honestidade, honradez.
É preciso voltar a acreditar na sua própria capacidade de fazer as coisas acontecerem. É preciso acordar, despertar, ressuscitar aquela pessoa que um dia existiu dentro de você e que acreditava na vida, acreditava na capacidade de lutar, de vencer.
Não se deixe abater pelas más notícias, pelas pessoas negativas, pelas pessoas invejosas.
Passe por cima disso tudo e volte a querer, a desejar, a acreditar e principalmente a fazer as coisas acontecerem pelo seu próprio esforço e persistência.
O desânimo, o pensamento negativo, a inveja, o individualismo não levam ninguém a lugar algum. Só destroem as pessoas. Só fazem as coisas piorarem. Fico impressionado ao ver quantas pessoas se destroem deixando-se morrer interiormente, não acreditando mais em nada, querendo parar de trabalhar, parar de lutar. Não deixe isso acontecer
com você!
Experimente deixar de ler notícias ruins, de assistir telejornais negativos que só mostram o crime e a desgraça. Tente prestar atenção nas pessoas de sucesso, nas pessoas que venceram, nas pessoas que trabalham, que lutam, que são animadas com a vida. Esses devem ser nossos exemplos. Do contrário, estaremos vivendo como mortos-vivos, sem esperança, sem garra, sem entusiasmo, sem vontade de viver e vencer. E pela última vez, não deixe isso acontecer com você! Acredite que você foi feito para o sucesso!



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Admita suas Falhas

Um homem que tinha um grave problema de miopia se considerava um esperto na evolução da arte. Um dia visitou um museu com alguns amigos, porém ele esqueceu seus óculos em sua casa e não podia ver os quadros com claridade, mas isso não deteve de ventilar suas fortes opiniões.
Rápido entrou na galeria, começou a criticar as diferentes pinturas. Ao parar diante de um quadro de corpo inteiro, começou a criticá-lo. Com ar de superioridade disse: ” A moldura é totalmente inadequada para o quadro. O homem está vestido de uma forma muito ordinária e maltrapilho. Na realidade o artista cometeu um erro imperdoável ao selecionar um sujeito tão vulgar e sujo para seu retrato. é uma falta de respeito”
O homem seguiu seu discurso até que sua esposa conseguiu chegar até ele entre a multidão e o retirou discretamente para dizer em voz baixa:
“Querido – está olhando em um espelho !!!”
Muitas vezes nossa própria falta , nas quais tardamos em reconhecer e admitir , parecem muito grande quando vemos nos demais. Devemos olhar no espelho com freqüência, observar bem para detectá-las, e ter o valor moral de corrigi-las, é mais fácil negá-las do que reconhecê-las. Por isso é necessário deixar de lado nosso orgulho pois só com humildade poderemos ver nossos defeitos e corrigi-los.