terça-feira, 16 de abril de 2013

Pequenos detalhes

PEQUENOS MILAGRES

A gente nem percebe, mas pequenos milagres acontecem a toda hora.

O estímulo de uma palavra amiga, a cumplicidade de um sorriso, a sutileza de um gesto…

Essas são pequenas coisas que podem mudar o nosso dia.

E sem sentir, a gente também acaba fazendo milagres por aí também.

Sabe aquele conselho, aquele toque no amigo que precisa de ajuda?

Pois é, parece bobagem, mas a gente pode transformar o humor de alguém com um simples carinho.

E quantas vezes nós mesmos não experimentamos pequenos milagres?

O elogio inesperado de um colega no trabalho.

O telefonema do filho que está longe.

O resultado feliz de um exame de saúde.

O doce bom na sobremesa.

A folga pra ir à praia.

O caminho sem engarrafamento.

Pequenos milagres são porções de alegria que a gente vai ganhando ou doando todos os dias.

São pedacinhos de cor que enfeitam a alma.

São trechos de música que acalmam o coração.

Por menores que sejam os resultados, por mais anônimos que sejam os sucessos…

Os pequenos milagres precisam existir pra que a gente não esqueça nunca do milagre maior de estarmos vivos.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Etiquetas

Uma das coisas mais difíceis para qualquer ser humano é o não julgar. O que chamamos de primeira impressão é em si um julgamento e afirma-se mesmo que é o que conta, o que fica, o que importa.

É difícil colocar-se em lugar neutro diante de um primeiro encontro, um primeiro olhar, uma primeira conversa. Julgar faz parte da nossa natureza e se uma pessoa não causa impressão nenhuma à outra deve haver algo muito errado.

O que não podemos fazer é continuar nessa impressão, sobretudo se for negativa, sem dar ao outro a oportunidade de fazer-se conhecer ou a uma situação a oportunidade de ser esclarecida.

Se julgar pode parecer natural, fechar-se nesse julgamento pode nos impedir de ver o outro com a luz clara do dia, de outra maneira, com outros olhos.

Nesse meu aprendizado da vida, já me enganei muitas vezes e sei que já se enganaram comigo. As pessoas nem sempre são o que parecem e muitas vezes parecem o que não são.

Frequentemente, por detrás de uma capa de indiferença, existe um coração sofrido e endurecido pela vida e que só pede um pouquinho mais de atenção. Escondido atrás de alguém que fala demais pode existir um ser que sente-se infinitamente só.

Se não cavamos a terra e não procuramos, não achamos ouro e os diamantes precisam de muito mais trabalho para serem encontrados.

A simpatia cria laços imediatos e a antipatia direta corta toda possibilidade de encontro real com o outro.

Dizem que quando isso acontece há sempre uma ligação daquela situação a alguma outra coisa, ou seja, se julgamos imediatamente uma pessoa antipática é porque algo nela nos faz lembrar outra pessoa ou outra situação.

Transferimos nossos sentimentos e impressões segundo aquilo que vivemos e não levamos em conta que duas pessoas não são iguais. Deixamos de ver o indivíduo como exemplar único da criação Divina e cometemos um grave erro.

Por que não damos oportunidades, perdemos, invariavelmente, oportunidades.

Nossos corações são cegos e por isso nos fechamos tanto.

Muitas e preciosas são as pessoas que passam por nós. Algumas, entretanto, precisam de um olhar um pouco mais longo e cheio de atenção.

Se quero que todos vejam a dor ou o amor dentro de mim para que eu possa me justificar, devo agir de maneira igual para com todos. Devo ver além da pele, da situação, da aparência enganosa. Devo me esquecer das etiquetas que colamos sem perceber, devo abrir mais vezes os olhos do meu coração.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O impossível é apenas uma palavra

Todos nós, em algum momento das nossas vidas, sonhamos em ser alguém especial, alguém reconhecido e importante. Quem não fantasiou já em ser um Cristiano Ronaldo ou uma Cameron Diaz? Quem não sonhou em ser modelo ou miss universo? E quantas vezes não sonhou já em ter uma fortuna incalculável, ser bem sucedido ou ter um relacionamento extraordinário com a pessoa dos seus sonhos?

Muitas vezes sonhamos grande e temos muitas aspirações. Infelizmente os nossos sonhos não passam disso mesmo, de simples sonhos. E as nossas aspirações vão acumulando pó nos escombros das nossa memórias distantes.

Mas devido a um turbilhão de eventos, a nossa vida é sujeita a uma tremenda mudança de direção. Em vez de experimentar aventuras emocionantes, é apanhado na monotonia da vida do dia-a-dia, deixando de viver e apenas existir ou sobreviver.

Mas sabe de uma coisa? A vida pode ser MUITO melhor, basta para isso, aprender a colocar a barreira bem mais elevada.

O problema mais comum em colocar objetivos na nossa vida é a utilização da palavra “impossível”. Grande maioria das pessoas sai do percurso quando começa a pensar “eu não vou conseguir fazer aquilo”. Ou “é muito difícil”. Ou ainda “é praticamente impossível”, “ninguém consegue fazer isso”.

No entanto, se todos pensassem assim não existiriam coisas novas, ninguém iria conseguir inventar nada de novo, a humanidade não teria presenciado a tremenda evolução que se tem vindo a verificar.

Lembre-se que quando os cientistas estudaram a abelha concluíram que seria teoricamente impossível a humilde abelha voar. Mas felizmente para a humilde abelha nunca ninguém lhe disse que seria impossível voar. Então ela voa.

No sentido inverso, algumas pessoas sofrem por sonhar numa vida incrível mas sem passar à ação. Resultado? Desilusão e aspirações desfeitas.

Se você se limitar com duvidas sobre as suas reais capacidades e com hipóteses de auto-limitação, você nunca vai ser capaz de se superar, e alcançar aquilo que acha ser impossível.

Experimente o seguinte exercício: Escreva num pedaço de papel alguns dos objetivos que pretende alcançar na sua vida. Numa coluna coloque as coisas que “sabe que consegue alcançar”. Na coluna ao lado escreva as coisas que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”. E por fim na terceira coluna escreva aquilo que julga ser “impossível de alcançar”.

Agora olhe para os cabeçalhos e esforce-se todos os dias para realizar os objetivos que você “sabe que consegue alcançar”, à medida que vai realizando os objetivos risque-os da sua lista. Quando terminar a coluna das coisas que você “sabe que pode alcançar”, passe para a coluna que “julga ter 50% de hipóteses de alcançar”, nesta coluna à medida que vai concretizando estes objetivos risque os que concretizou e coloque um dos que estejam na coluna “impossível de alcançar” a substituir os que realizou.

À medida que vai avançando neste processo, vai descobrir que as metas que achava que eram impossíveis de realizar se vão tornando mais fáceis de concretizar. E o impossível vai começar lentamente a parecer possível.

Esta técnica não limita a sua imaginação. Obriga-o a colocar em papel alguns objetivos bem elevados e faz com que trabalhe pouco a pouco na concretização das suas metas.

Aqueles que apenas sonham em alcançar as suas metas, sem trabalho árduo, acabam desiludidos.

Por outro lado, se à uma centena de anos alguém dissesse que o homem iria à lua ninguém acreditava. Se dissessem quem seria possível enviar uma mensagem para o outro lado do mundo em apenas alguns segundos, diriam que isso só seria possível em sonhos. Mas com alguma vontade, sacrifício e perseverança, todos esses sonhos considerados impossíveis são agora uma realidade incontestável.

Thomas Edison disse uma vez que o génio é 1% inspiração e 99% transpiração. De fato Edison sabia do que estava falando. Para alguém alcançar os seus sonhos mais extravagantes necessita de muito trabalho árduo, muita disciplina e hábitos saudáveis que permitam dar pequenos passos em direção às metas delineadas.

Pergunte a qualquer “personal trainer” que ele lhe dirá que para melhorar fisicamente terá de sair da sua zona de conforto e trabalhar diariamente em prol das suas metas. Lembre-se da frase “No pain, No gain” ou seja “Sem sacrifício não há ganho”.

Portanto amigo, sonhe! Mas não se deixe atrapalhar pelas suas falsas auto-limitações. Pense grande mas trabalhe na mesma medida, porque o prazer da conquista é proporcional ao sofrimento necessário para alcança-la. Sonhe, lute de forma aguerrida com todas as armas disponíveis e nunca nunca nunca MAS NUNCA desista de tentar alcançar tudo aquilo que sempre sonhou.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Para refletir

Havia na floresta uma nogueira frondosa

Que atingida por um raio estava oca !

Um lindo esquilo, achou-a maravilhosa….

E se apressou em fazer dela a sua toca.



Construiu com folhas secas o seu ninho

No tronco oco, causado pela fagulha.

A nogueira deu-lhe morada; e o danadinho

Ainda enchia com os frutos sua tulha.



Passou ali a morar solitariamente,

Lugar calmo, sereno, tranqüilo

Ali passava os dias, feliz e contente

O pequeno, irrequieto e lindo esquilo



Quando saía à procura d’outra comida

Sempre trazia nas bolsas de sua boca,

Reforço da provisão que era recolhida

P’ra suportar o inverno em sua toca.



A comida estocada era bastante

E daria boa sobra certamente.

Não fosse o pedido que mais adiante

De seu compadre, que se dizia doente.



O inverno ainda mal se aproximava

Chegou seu compadre pedindo arrego!

Pois na primavera e verão que acabara,

Sua doença impediu-o de prover aconchego.



Condoído e, como o bom samaritano

Acolheu seu compadre, no novo ninho.

Prometendo no verão; em vil plano

Ajudar, nova estocagem, com carinho.



A provisão de grãos era abundante

Para um esquilo no inverno alimentar,

Com a chegada do compadre suplicante

De certo, haveria privação; ia faltar.



Na seca, a comida era escassa e distante

Não dava tempo, de mais arrecadar.

E por mais que tentasse ir adiante,

Sempre voltava, sem nada para guardar.



O inverno chegou úmido e frio

O compadre de comer até sarou

Comia sem parar e sem fastio….

Até que um dia a provisão acabou !



O anfitrião foi em busca de comida

Achou pouca, com que mal se alimentou.

Enquanto o compadre ficou na torcida

Dum lauto almoço, como nunca se privou.



Do dia seguinte, agastado pela fome,

Saiu, dizendo ir em busca de comida…

Chegou à noite não voltou, isto consome

O bom esquilo. que o acolheu e deu guarida.



Logo ao alvorecer, muito preocupado

Não cansou de procurar o seu compadre,

Correu, por dias a fio e, já cansado,

Ao passar perto da porta da comadre



Resolveu nela descansar ao fim do dia.

P’ra em seguida nova busca começar,

Lá chegando, chamou-a com alegria !

E pediu, para aquela noite ali passar.



A comadre disse logo, vamos subindo

A toca é sua e ainda há provisões.

Surpresa! A comadre, estava-a repartindo,

Com aquele que buscava em todas regiões.



Na toca da sua comadre, igual ele falou:

Que chegou o inverno e em razão da doença,

Estava sem provisões; Nada arrecadou,

Esta, condoída, acreditou na pretensa.

E como seu compadre, na toca o acolheu

Com ele, dividindo suas provisões.

Se o inverno for rigoroso, meu Deus!



Sujeitou-se a também, passar privações.



O compadre percebendo o engodo

Confabulou à comadre o que ocorria

Esta, ao ver que ajudava um preguiçoso…

No dia seguinte, o esquilo despedia.



Moral da história:



Socorrer os que induzem amargura,

Às vezes é sacrifício em vão!

É preciso analisar quem nos procura,

Antes de consultar o nobre coração.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Coragem


Você tem a coragem necessária para se enfrentar? Para enfrentar seus medos? De enfrentar o outro?


Tem coragem de dar a sua opinião? De discordar da opinião do outro? Você é uma pessoa de coragem?

O escritor estadunidense Mark Twain (1835-1910) escreveu que “Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo”.

Perfeito o seu pensamento, porque ter coragem é enfrentar os medos.

Quando não se tem coragem para resolver o que é prioritário, entra-se na covardia. É mais fácil tratar das coisas teóricas, não as colocando em prática. É melhor cuidar do que está debaixo do nariz, assim não se arrisca. Se esconde na covardia.

Ter coragem é assumir quando se está faltando coragem. Assumir o que está próximo e expandir.

Nos conhecermos, exige coragem. Conhecermos o outro exige coragem. Reconhecer falhas exige coragem.



Assumir exige coragem. Crescer exige coragem.



“Coragem é a habilidade de confrontar o temível som da discórdia, a difícil vida, o amor, a certeza, ou a intimidação”. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com amor, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida…

CAVE UM METRO A MAIS

Era uma vez um homem chamado David, muito trabalhador, e que tinha conseguido grandes resultados na vida, tornando-se um exemplo de profissional e de líder, dirigindo milhares de pessoas em sua empresa.

Atrás da sua mesa de trabalho, pendurado na parede, sempre ficou um grande quadro emoldurado de forma artística com entalhes dourados. O dito quadro trazia apenas a frase “cave mais um metro”.

Todos os que iam até o seu escritório normalmente ficavam bastante intrigados com aquilo e lhe questionavam qual a história daquela frase emoldurada em seu escritório. Ele então narrava a sua própria história.

Há muito tempo, quando ainda era um humilde proprietário de uma pequena fazenda, alimentava um grande sonho: achar ouro em suas terras. Havia escavado uma grande mina com empregados e familiares, contudo, mesmo dedicando muito tempo e energia na mineração por vários anos, nunca tinham conseguido achar uma única pepita de ouro.

Já cansado e muito frustrado, David dispensou os trabalhadores e fechou a mina. Desistiu da mineração e começou a desenvolver uma outra área profissional.

Seu passo seguinte foi colocar suas terras e a mina à venda por um preço bem baixo, e logo apareceu um interessado com quem fechou negócio.

Semanas mais tarde, passando por uma banca de revistas, viu estampada na primeira página do jornal uma manchete com a frase: “Encontrada a maior pepita de ouro do Colorado”. Abaixo dela estava a foto de um homem com uma grande pedra nas mãos e ao fundo a mina de onde havia extraído aquela espantosa pepita. David reconheceu imediatamente que aquele rosto sorridente da foto era o comprador da sua mina. Abaixo, na entrevista, ele dizia: “se o antigo proprietário tivesse cavado apenas um metro a mais, ele mesmo é quem teria encontrado essa jazida de ouro”.

David ficou com aquela frase pulsando na mente enquanto seu corpo parecia congelado. Disse a si mesmo que era um azarado, um estúpido. Teve ímpetos de gritar de raiva.

“Se eu tivesse cavado um metro a mais, apenas mais um metro, estaria milionário hoje!”

Mas de repente começou a ver de forma nova aquela realidade. Pensou: “- Já que não se pode mudar o passado, devo aprender algo com ele e seguir adiante. O que aprendo com esse acontecimento?”.

E então percebeu que o ensinamento era: cavar mais um metro. Apenas isso.

E a partir daquele dia David resolveu que cavaria um metro a mais em todas as situações. Se tivesse que estudar, estudaria um pouco mais do que o esperado. Se tivesse que se dedicar a algo, se dedicaria um pouco mais do que o planejado.

E foi assim que novas minas de ouro começaram a aparecer em sua vida em contextos diferentes e ele tornou-se um empresário muito bem sucedido, além de um cidadão exemplar e pai de família muito respeitado e amado.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Você é bem mais forte.

Todos tropeçam e caem, especialmente quando estão caminhando e buscando mudanças – seu caso. Todos se machucam e sangram, por fora ou por dentro, mesmo quando querem somente viver a vida plenamente – seu caso. Todos se sentem exaustos, um dia ou outro, e param a caminhada para descansar quando não conseguem dar nem mais um passo – seu caso.


Seu caso, meu caso e o caso de todos os que estão vivos. Ninguém disse que nossa aventura de viver seria fácil mas, apesar dos tropeços, quedas, dores, tristezas, ferimentos, solidão e exaustão, ainda assim você é mais forte. Mesmo quando derrubado, ou derrubada, você pode levantar e continuar.

Você é mais forte do que suas aparentes limitações e a prova disso é que sente quando algo está limitando sua vida. Se não fosse mais forte, nem notaria. Você é mais forte do que seus ferimentos, razão pela qual busca curar-se o mais rapidamente possível para voltar ao combate na vida, na família, na empresa, na escola ou onde quer que seja necessário o seu retorno. Você é mais forte do que a tristeza porque, no fundo, deseja que ela se vá para dar lugar à alegria e felicidade.

Você é bem mais forte.

Mais forte do que pensam os outros, por melhor que conheçam você. Mais forte do que pensa você, por mais que acredite conhecer-se. Mais forte do que qualquer um sobre a Terra possa achar que você é. Sua força não pode ser medida em aparelhos, não pode ser guardada nem vendida. Ela está ai dentro e só você pode usá-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai.

Suas derrotas não são permanentes, como diz Marilyn vos Savant ao afirmar: “Ser derrubado é freqüentemente uma condição temporária.

Desistir é o que a torna permanente. E você não vai desistir, porque você é mais forte, e sempre será mais forte.”

Mostre isso ao mundo hoje e se, por qualquer razão, você tropeçar e cair, lembre-se: você é mais forte. Respire fundo, levante-se e não desista. Desistir é o que torna toda derrota permanente. Levantar-se é o que torna toda derrota somente mais uma lição em direção ao seu imbatível sucesso.