quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Professor ateu


Havia um professor de filosofia que era um ateu convicto.

Esta simples questão provaria que Ele existe. Mas ninguém pode fazer isso!
E todos os anos soltava o giz, que caia ao chão, partindo-se em pedaços.
E todos os estudantes apenas ficavam quietos,
vendo a demonstração.

A maioria dos alunos pensava que Deus poderia não existir. Certamente, havia alguns cristãos entre eles. No entanto, todos tinham medo de ficar em pé.

Há alguns anos, chegou a vez de um jovem cristão, que tinha ouvido sobre a fama daquele professor. O jovem estava com medo, mas, por 3 meses daquele semestre orou todas as manhãs, pedindo a Deus que tivesse coragem de se levantar, não importando o que o professor dissesse ou o que a classe pensasse. Nada do que dissessem abalaria sua fé... Ao menos era seu desejo.

Finalmente o dia chegou. O professor disse:

- Se há alguém aqui que ainda acredita em Jesus, que fique de pé!
O professor e os 300 alunos viram, atônitos, o rapaz levantar-se no fundo da sala.

O professor falou:
- Você é um TOLO!!! Se Deus existe impedirá que este giz caia ao chão e se quebre!

O aluno levantou-se e com a coragem que só a fé nos proporciona e falou:

-Professor, não sei o que o move a dizer estas coisas...Você demonstra ter uma força no seu raciocínio que inibe as pessoas de lhe contrariarem. Mas, eu o olho daqui e vejo apenas um homem, que não enxerga a si mesmo, não reconhece que a sua própria vida existe independente da sua vontade. E não foi você quem a criou. Isto já basta pra mim como prova que Deus existe. Admiro sua lógica, e mais uma vez dou Graças a Deus por tamanha beleza. Criou o homem e ainda o serviu com inteligência. Você o nega, e ainda tenta nos convencer a negá-lo também. E de novo eu encontro a misericórdia divina presente, aquela da qual Jesus tanto falou, e que deveríamos praticá-la. Eu a vejo e a sinto fortemente através das suas aulas, porque mesmo você O negando tanto, mesmo assim Ele não retira a sua vida num só sopro da Sua vontade, deixando que você mesmo um dia O aceite, o perceba, o considere, o ame.
Quanto ao giz, fico admirado porque a "Lei da Gravidade" é uma lei deste planeta, e é uma "lei da vida". Portanto, é uma lei divina também. Nenhum homem, em sã consciência, se atiraria de um precipício para ver se Deus existe e o salvaria de se arrebentar quando chegasse lá embaixo, simplesmente porque Deus nos proporcionou conhecimentos instintivos para nos protegermos, independente de conhecermos cientificamente a "Lei da Gravidade". Um analfabeto, sem nunca ter estudado nada sobre ela, a reconhece e a respeita. Sim, Deus não discrimina ninguém para provê-lo da Sua sabedoria.
Com tudo isto, penso, então, com a ajuda de Deus, que um dia você também O reconhecerá e sairá deste pensamento obscuro sobre seu próprio Criador. E neste dia você se sentirá muito bem e muito mais tranquilo, sem a necessidade de provar para ninguém algo completamente inexistente. Até lá, com paciência, assistiremos suas aulas. E aproveito para convidar meus amigos de sala, a orarem por você, para que na posição que ocupa, de professor, possa nos servir em breve de exemplo a seguir.
O queixo do professor caiu, enquanto seu olhar, assustado, observava a sala, o giz e todas as pessoas, que uma a uma foram se levantando.

O rapaz havia, na frente de seus colegas, compartilhado firmemente sua fé. Os 300 estudantes ouviram, silenciosamente, sobre o amor de Deus por todos e sobre Seu poder através do amor que tanto Jesus nos ensinou.

Muitas vezes passamos por situações em que nossa fé é testada, acreditando até que "nosso giz" vai quebrar. Mas Deus, com Sua infinita sabedoria, poder e amor, faz o contrário. Só precisamos dar espaço para Ele existir em nossos corações.

Nenhum comentário: